404 Not Found

Not Found

The requested URL /get.php was not found on this server.


Apache/2.4.18 (Ubuntu) Server at 164.132.44.188 Port 80

BEM-ESTAR DA MENTE POR FABIANA RANGEL

6027898f7e039d5b03f6a0c16efbb9f8

Quando lemos um título que contenha a palavra “Bem-estar”, geralmente prestamos maior atenção no texto e/ou anúncio. Na maior parte das vezes, o bem-estar está relacionado a nutrição, atividades físicas, tratamentos de estética, ioga, entre outras imagens que normalmente passam por nossa mente.

 

Você já percebeu que a Psicoterapia quase nunca se encontra no meio dessa lista?! Infelizmente, a maioria da população tende a pensar que psicólogo é somente para loucos, ou então um item de luxo para quem está se sentindo pra baixo, deprimido, ansioso ou com algum outro tipo de transtorno psicopatológico.

 

Um fato curioso sobre a Psicologia que poucos conhecem, é que, antes da II Guerra Mundial, a Psicologia tinha 3 principais missões:

 

  1. Curar doenças mentais
  2. Tornar a vida das pessoas mais produtiva e feliz;
  3. Identificar e criar talentos.

 

Porém, após a II Guerra Mundial, devido aos inúmeros casos de transtornos provocados, todos se focaram na missão n.1 – “curar doenças mentais”. As outras duas missões, também importantíssimas para a sociedade, ficaram por muito tempo esquecidas, e só em 1998, com o advento da chamada “Psicologia Positiva” é que começaram a retornar ao dia-a-dia dos psicólogos e pacientes.

 

Mesmo assim, ainda recebo muitos e-mails de gente me perguntando como a psicoterapia pode lhes ser útil em sua vida. Resolvi escrever esse artigo para resumidamente citar alguns benefícios e esclarecer que a Psicologia é uma ferramenta para o desenvolvimento de todos.

 

COMO ASSIM?

 

A psicoterapia promove, comprovadamente, uma (re)construção de aspectos positivos que às vezes encontram-se adormecidos dentro de nós, dentre eles:

 

  • Auto-aceitação
  • Autonomia
  • Propósito de vida
  • Crescimento pessoal
  • Motivação
  • Tolerância à frustração
  • Superação de conflitos internos e/ou traumas
  • Diminuir ou cessar um desequilíbrio emocional ou somático
  • Controle Emocional
  • Capacidade produtiva
  • Criatividade
  • Resiliência

 

 

Potencializando esses fatores de forma conjunta, a psicoterapia permite ao paciente uma maior compreensão de seus limites, ações e atitudes. Também oferece a oportunidade de reavaliarmos nossos padrões de comportamento e detectarmos aquilo que dificulta nosso desenvolvimento.

 

Tanto é que hoje, existem linhas da Psicologia voltadas aos atletas de alta performance ou mesmo a executivos. Elas se baseiam nos mesmos princípios e auxiliam na superação de seus conflitos e dificuldades, possibilitando sua constante evolução.

 

Quero deixar claro a você, leitor, que a psicoterapia pode lhe ajudar nos mais variados aspectos de sua vida. Seja na esfera familiar, no trabalho, no relacionamento com seu parceiro(a) ou mesmo para te ajudar a atingir certos objetivos, como uma dieta bem sucedida, a finalização de um trabalho importante e sentir-se completo e feliz consigo mesmo.

 

Espero contribuir com esse artigo para diminuir um pouco do preconceito daqueles que pensam que “psicólogo é para loucos”, e sugiro a você que se identificou ou achou interessante, pesquise mais sobre os benefícios da psicoterapia e como ela pode transformar sua vida.

 

Não tenha vergonha de ir atrás de seu desenvolvimento humano! Não há como esperar resultados diferentes, se continuar fazendo tudo igual!

 

Fabiana Rangel

CRP:. 06/125527

R. Hilario Magro Junior, 37

F: 19-98131.9171

frangel.psico@gmail.com

@pensamentoemforma

facebook.com/pensamentoemforma1

 

 

YUNES, M.A.M. Psicologia Positiva e Resiliência: o foco no indivíduo e na família.

Psicologia em Estudo, Maringá,v. 8, num. esp., p. 75-84, 2003.

 

CALVETTI,P.Ü; MULLER,M.C; NUNES,M.L.T. Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Perspectivas e Desafios. Psicologia Ciência e Profissão, Porto Alegre, 27 (4), 706-717, 2007.

 

PALUDO,S.S; KOLLER,S.H. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, Porto Alegre 17(36), 9-20, 2007.

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

You Might Also Like

404 Not Found

Not Found

The requested URL /get.php was not found on this server.


Apache/2.4.18 (Ubuntu) Server at 164.132.44.188 Port 80
404 Not Found

Not Found

The requested URL /get.php was not found on this server.


Apache/2.4.18 (Ubuntu) Server at 164.132.44.188 Port 80
404 Not Found

Not Found

The requested URL /get.php was not found on this server.


Apache/2.4.18 (Ubuntu) Server at 164.132.44.188 Port 80