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Pensamento em forma

food-choice

Sedentarismo, excesso de trabalho e o hábito de comer fora, aumentaram em muito a incidência da obesidade pelo mundo. Como já é de conhecimento geral, a obesidade e o sobrepeso são fatores de risco para muitas doenças crônicas, como a diabete do tipo II, hipertensão, acidente vascular cerebral entre outros. Segundo o IBGE (2015), problemas com excesso de peso e obesidade afetam mais o sexo feminino do que o masculino. Cerca de 58,2% das mulheres têm problemas com excesso de peso, e 24,4% sofrem com a obesidade. Já entre os homens, 55,6% denotam excesso de peso, e a obesidade atinge 16,8%. Nas crianças, outro dado alarmante, observa-se aumento crescente no índice da obesidade, que hoje é de 15%.

Um processo de emagrecimento requer, imprescindivelmente, a mudança de hábitos de um indivíduo. Para tanto, é necessária uma reformulação na forma de se pensar sobre alimentação e sobre seu próprio peso. Conforme demonstram pesquisas científicas, pessoas obesas ou então com sobrepeso geralmente apresentam crenças disfuncionais sobre alimentação e peso. Tais disfuncionalidades convergem para sentimentos de culpa, ansiedade, estresse, tristeza e impotência. Esses sentimentos por sua vez, muitas vezes podem prejudicar as relações interpessoais e levar a outros transtornos psicológicos, como a Depressão e o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP).

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afetam o que elas sentem e fazem. A TCC com foco no emagrecimento parte do pressuposto de que, ao mudar o pensamento, consegue-se alterar também o comportamento alimentar, que somado a outras mudanças de hábito levarão à perda de peso.

Embora esse processo de mudança pareça ser simples, a dificuldade de manter uma dieta saudável está na maioria das vezes associada a um conflito de objetivos: PRAZER DE COMER x PERDA DE PESO. Quando as pessoas que tentam manter uma dieta saudável ficam expostas a tentação de alimentos hipercalóricos e “gostosos”, falham no seu objetivo de emagrecer, porque colocam o prazer de comer antes da perda de peso. Junto a isso vêm os pensamentos sabotadores, como por exemplo:  “Se o outro pode comer, eu também posso!”, “Já que eu saí da dieta, agora vou comer tudo que vem pela frente”, “Hoje é sábado, na segunda eu volto a fazer dieta”. Na sequência dos pensamentos sabotadores afloram os sentimentos de fracasso, tristeza, injustiça e ansiedade.

A TCC, por suas práticas, consegue ensinar ao indivíduo estratégias que o auxiliem a atingir seu objetivo de perder peso. A TCC procura mudar a forma de pensar sobre as condições alimentares, e com isso fazer com que o paciente possa apreciar a comida sem culpa, manter a dieta necessária e emagrecer.

FABIANA RANGEL

CRP: 06/125527                TEL: 19-98131-9171

RUA HILARIO MAGRO JR, 37 – BOSQUE

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